quinta-feira, 1 de julho de 2010

Planejando atividade com hipertexto e internet

ESCOLA ESTADUAL ANA MACEDO MAIA
PORTO NACIONAL, 17/ 05/ 2010.
DISC: LÍNGUA PORTUGUESA / SÉRIE: 6º ANO: 7 E 8 / PROFª: HILDA P. L. CARNEIRO
DATA DE REALIZAÇÃO: 17/05 A 08/06

PLANEJAMENTO SEMANAL

EIXOS NORTEADORES

*Prática de escuta e leitura de textos
*Prática de produção de textos orais e escritos
* Prática de análise lingüística.


COMPETÊNCIAS

*Ser capaz de compreender e utilizar-se de diversos gêneros textuais presentes em situações de interação social, respeitando as diferentes manifestações da linguagem.
* Ser capaz de compreender e interpretar textos que circulam na sociedade e perceber as diferentes dimensões da leitura: o dever de ler, a necessidade de ler e o prazer de ler.
* Ser capaz de compreender as regularidades, os procedimentos e os recursos do sistema lingüístico utilizado na prática de escuta e leitura, na produção de textos orais e escritos, ampliando sua capacidade discursiva no uso público da linguagem.


HABILIDADES

* Entender a progressão temática e o encadeamento lógico do texto.
* Identificar informações relevantes a compreensão do gênero: poema.
*Identificar idéias explícitas e implícitas que contribuam para a compreensão textual.
* Reconhecer diferenças entre linguagem oral e escrita.
*Compreender os recursos complementares do texto (desenho, fotos, gravuras), que auxiliam a compreensão e a interpretação do gênero.
*Relacionar o título com o conteúdo do texto.
* Reconhecer o efeito de sentido decorrente de uso de palavras ou de recurso expressivo (metáfora, personificações, comparações e a compreensão e a interpretação do gênero. *Revisar e reescrever o próprio texto, observando o desenvolvimento do tema.
*Utilizar adequadamente recursos do sistema de pontuação (maiúscula inicial, ponto final e outros.)
* Produzir textos considerando o destinatário, finalidade e as características dos gêneros.
*Reconhecer o poema seus elementos e característica. *Produzir texto considerando o destinatário, finalidade e as características dos gêneros: poemas.

CONTEÚDO

* Oficinas da Olimpíadas de Língua Portuguesa.
* Gênero: Poemas (seguir a metodologia proposta no manual das Olimpíadas.)
* Uso das letras maiúsculas.
* Acentuação
* Elem
* Coerência textual.
* Figuras de linguagem: (dentro dos textos) comparações, personificação e metáfora.
* Produção, revisão e reescrita de textos dos gêneros trabalhados.

SITUAÇÃO DIDÁTICA

*Explorar os elementos do gênero poema dentro dos textos lidos.
*Realizar a oficina das Olimpíadas de Língua Portuguesa, seguindo as normas do manual de
orientação para produção de textos.
*Realizar pesquisa de poemas de alguns autores infanto juvenil na internet. http://peregrinacultural.wordpress.com/2008/09/30/a-lua-foi-ao-cinema-poema-infantil-de-paulo-leminski/
http://www.kplus.com.br/materia.asp?co=312&rv=Cigarra/
http://peregrinacultural.wordpress.com/2009/05/17/a-bailarina-poema-infantil-de-cecilia-meireles/
http://profgege.blogspot.com/2008/05/paraso-jos-paulo-paes-se-esta-rua-fosse.html
*Realizar a leitura de poemas individual e coletivamente na sala, com o auxílio do data show, ir fazendo os comentários pertinentes aos textos como: rimas externas e internas, ritmo, estrofes, versos brancos e livres.
*Relatar em pequenos textos as aulas de cada Oficina de Texto.
*Montagem dos murais com a turma para exposição dos trabalhos.

RECURSOS

* Coleções e Giz de cera.
* Quadro-giz
* Cópias xerocopiadas.
* Papel pardo ou cartolinas.
*Folhas chamex.
*Manual da Olímpiada.
*Livros diversos de poemas.
*Data show.
*Murais
*Computador e internet.

AVALIAÇÃO

*Participação, colaboração, compromisso.
*Apresentação de trabalhos realizados.
*Responsabilidade com as atividades em sala e de casa.
*Verificações orais e escritas.
* Produção de texto do gênero poema.

BIBLIOGRAFIA

*OLIMPÍADAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: Caderno do Professor: Orientações para produção de textos. Poetas da escola.
*Internet. (Blogs, Hipertexto, etc.)
*Livros diversos de poemas.


Em anexo, os poemas trabalhados no momento da introdução (Retirados da Internet.)

A Bailarina, poema infantil de Cecília Meireles
17 05 2009

Bailarina, ilustração de Yuri Dyatlov.
A bailarina

Esta menina
tão pequenina
quer ser bailarina.

Não conhece nem dó nem ré
mas sabe ficar na ponta do pé.

Não conhece nem mi nem fá
Mas inclina o corpo para cá e para lá.

Não conhece nem lá nem si,
mas fecha os olhos e sorri.

Roda, roda, roda, com os bracinhos no ar
e não fica tonta nem sai do lugar.

Põe no cabelo uma estrela e um véu
e diz que caiu do céu.

Esta menina
tão pequenina
quer ser bailarina.

Mas depois esquece todas as danças,
e também quer dormir como as outras crianças.




A LUA FOI AO CINEMA
A lua foi ao cinema,
passava um filme engraçado,
a história de uma estrela
que não tinha namorado.
Não tinha porque era apenas
uma estrela bem pequena,
dessas que, quando apagam,
ninguém vai dizer, que pena!
Era uma estrela sozinha,
ninguém olhava para ela,
e toda a luz que ela tinha
cabia numa janela.
A lua ficou tão triste
com aquela história de amor,
que até hoje a lua insiste:
- Amanheça, por favor!
PAULO LEMINSK







Paraíso
José Paulo Paes


Se esta rua fosse minha,
eu mandava ladrilhar,
não para automóveis matar gente,
mas para criança brincar.



Se esta mata fosse minha,
eu não deixava derrubar.
Se cortarem todas as árvores,
onde é que os pássaros vão morar?


Se este rio fosse meu,
eu não deixava poluir.
Joguem esgotos noutra parte,
que os peixes moram aqui.



Se este mundo fosse meu,
Eu fazia tantas mudanças
Que ele seria um paraíso
De bichos, plantas e crianças.


Em Paes, José Paulo. Poemas para brincar. Ática, 1990.

Nenhum comentário:

Postar um comentário